Investir em imóveis ou ações: qual é a melhor opção? Mercado imobiliário

Blog

Investir em imóveis ou ações: qual é a melhor opção?

  • 16 de dezembro de 2020
  • Brenopessoa
  • Investir em imóveis

    Se você está à procura das melhores opções de investimento, com certeza a primeira coisa que lhe veio à mente foi investir em ações na Bolsa de Valores. Como um iniciante, é comum pensar dessa forma. Mas é importante saber que atualmente muitas pessoas têm considerado a possibilidade de investir em imóveis.

    De fato, cada vez mais investidores estão voltando seu olhar para o imobiliário como uma alternativa mais estável e lucrativa para obter grandes retornos. Neste artigo você vai descobrir qual é a melhor opção para aplicar seu dinheiro: o mercado de ações ou o mercado imobiliário.

    Por que você quer investir?

    Antes de gastar seu capital, pense primeiro em seus objetivos pessoais. Quanto dinheiro você espera ganhar e em quanto tempo? Caso seu objetivo seja gerar boas receitas em um curto espaço de tempo, você precisará de muito conhecimento, astúcia, determinação e sorte para alcançá-lo, e a Bolsa de Valores seria uma opção, embora arriscada.

    Se, por outro lado, você espera obter uma renda passiva enquanto desenvolve sua carreira profissional para desfrutar de uma aposentadoria confortável, então o investimento imobiliário é para você. Isso porque pode gerar uma renda contínua e ao mesmo tempo aumentar seu valor a longo prazo graças ao ganho de capital.

    Além disso, ao investir em imóveis você terá total controle sobre seu investimento. Portanto, não haverá nenhum sistema que o obrigue a comprar ou vender ativos de um momento para outro para salvaguardar seu patrimônio (o que acontece com as ações).

    O complicado mercado de ações

    O mercado de ações está inserido em um complicado contexto no mundo financeiro. É preciso conhecer diversos indicadores para determinar o valor das empresas. São tantas informações para absorver que muitas coisas fogem do entendimento de pessoas leigas nesse assunto.

    Além disso, é preciso considerar o fato de que as Bolsas de Valores em todo o mundo são altamente suscetíveis a mudanças políticas, econômicas e sociais. Portanto, qualquer problema que ocorra em algum país gera um efeito borboleta no resto do mundo.

    Por que você deve investir em imóveis?

    Investir em imóveis é diferente de investir em ações. Sem dúvida, é mais seguro e confiável do que apostar suas fichas na Bolsa de Valores. Eles garantem um ganho de capital tanto pelas condições do imóvel quanto pelas comodidades.

    Assim como serviços e vantagens de sua localização. Além disso, protegem seu dinheiro da inflação. Portanto, o retorno sobre investimento de imobiliário é muito maior do que sobre ações. No entanto, é fundamental entender como funciona esse mercado, que é muito mais simples do que o mercado de ações.

    Basta encontrar um região em expansão e com grande potencial de desenvolvimento, identificar os tipos de imóveis mais procurados e adquirir um que se encaixe em suas pretensões futuras, seja de venda ou de aluguel.

    Não cometa erros ao investir em imóveis

    Um dos maiores erros que você pode cometer ao investir em imóveis é esperar que a valorização da propriedade seja o único fator que lhe trará riqueza. Saiba que isso ocorre no longo prazo e depende de duas coisas: do estado do próprio imóvel e das condições do ambiente onde se encontra.

    É verdade que, no longo prazo, o ganho de capital gera uma diferença marcante entre o preço pelo qual você adquiriu seu imóvel e o valor que ele acumulará com o tempo. No entanto, você só poderá ter esse valor se vender sua propriedade.

    Por outro lado, se a ideia for investir em um imóvel que gere renda, poderá ganhar dinheiro com o aluguel. Dessa forma, você terá lucros mensais. As melhores propriedades de investimento são aquelas que atraem outras pessoas.

    Quer sejam casas ou apartamentos, instalações comerciais ou escritórios, você deve encontrar ativos que as pessoas considerem atraentes. Se o mercado imobiliário da sua cidade não é tão popular, você pode encontrar em outra cidade.

    Antes de investir em imóveis procure aconselhamento profissional

    Então, ao decidir investir em imóveis, recomendamos que procure aconselhamento profissional para explicar qual será seu retorno sobre investimento de imobiliário.

    Assim poderá escolher a propriedade de investimento de acordo com suas necessidades. Além disso, um profissional dessa área poderá deixá-lo livre das tarefas que o investimento imobiliário gera.

    Afinal, qual é a melhor opção? Investir em imóveis ou em ações?

    Investir em imóveis garante um ativo tangível, diferente da Bolsa de Valores que gera algo intangível e inconstante.

    – O custo financeiro a incorrer pelas ações é menor, mas o lucro também pode ser menor. Nesse conceito seria mais atraente investir em imóveis, mas você precisará de uma quantia maior de dinheiro.

    – Ambos os ativos têm riscos próprios, se alguém adquire um imóvel para locar, o principal risco é que o locatário não pague. No entanto, ao investir em ações, o investidor está a mercê das crises nos setores em que investiu.

    Encontre seu imóvel:

    L&Q Imóveis

    Av. Academico Nilo Figueiredo nº 1800 Sala 01 - Bela Vista, Lagoa Santa / MG.

    Ver mapa de localização

    Aplicativo

    Fale conosco

    © Copyright 2018 - Todos os Direitos reservados.