História e Pontos Turísticos de Lagoa Santa - Curiosidades

Blog

História e Pontos Turísticos de Lagoa Santa

  • 11 de setembro de 2019
  • Brenopessoa
  • História de Lagoa Santa

    Através deste blog post você vai conhecer a História e Pontos Turísticos de Lagoa Santa e entender porque esta é uma cidade repleta de belezas naturais além de ser uma das mais privilegiadas de Minas Gerais.

    Nos últimos anos, centenas de pessoas realizaram um ótimo investimento financeiro ao comprar um imóvel em Lagoa Santa. Até escrevemos um outro conteúdo onde citamos vários motivos sobre “Porque Investir ou Morar em Lagoa Santa” pode ser uma grande ideia.

    Falando de sua história, Lagoa Santa foi fundada em 1733 por um viajante paulista chamado Felipe Rodrigues. Inicialmente, ele deu a cidade o nome de Lagoa Grande e também de Lagoa das Congonhas do Sabarabuçu. Posteriormente, foi batizada de Lagoa Santa, em razão do poder curativo de sua mais famosa lagoa.

    De acordo com a história, ao chegar à região, Felipe banhou-se nas águas da lagoa para aliviar as dores nas pernas e saiu revigorado. Logo, a notícia se espalhou entre os moradores locais, que julgaram ter ocorrido um milagre. Desde então, a cidade começou a receber a visita de pessoas em busca da cura para diversos tipos de doenças.

    A primeira capela da cidade foi construída em 1749, sendo que em 1819, a Igreja Matriz foi erguida. A região é composta de grutas, campos cerrados e calcários maciços, que compõem a exuberante paisagem de Lagoa Santa. Além disso, descobrimentos paleontológicos tornaram a cidade um cenário atrativo para pesquisadores de fósseis humanos e de animais.

    Assim, foi comprovado que Lagoa Santa abrigou Homo Sapiens há mais de 25 mil anos.
    Atualmente, diferente dessa época primitiva, a cidade cresce em ritmo acelerado, recebendo grandes empreendimentos. Hoje, Lagoa Santa tem mais de 50 mil habitantes e um ótimo desenvolvimento econômico.

    Pontos Turísticos de Lagoa Santa

    Museu Arqueológico

    Quem gosta de frequentar museus vai se apaixonar pelo Museu Peter Lund, inaugurado há sete anos na cidade. Nele é possível ter acesso a uma área com 80 fósseis vindos da Dinamarca. Além disso, conta com um espaço educacional, que mostra toda a importância histórica e cultural da cidade.

    Nas salas com material espeleológico, os visitantes recebem mais explicações sobre esses itens expostos. No museu há também uma “ecoloja” com produtos ecológicos à disposição de todos. Portanto, realizar um passeio dentro do Museu Peter Lund é uma verdadeira aula de história, tanto para adultos, como para as crianças.

    Tradicional Festa de Agosto

    Tradicionalmente, ocorre todos os anos em agosto um grande evento que leva diversas atrações para a cidade de Lagoa Santa. Neste ano foram seis dias de diversão para todos os gostos, com música e cultura.

    Os shows com bandas de pop nacional, rappers, sambistas e cantores sertanejos, tornaram a festa muito animada. Assim, passaram pela cidade a cantora Iza, o rapper Rashid, a dupla sertaneja, Diego e Victor Hugo, os cantores, Beto e Breno e o ex-vocalista do Exaltasamba, Péricles.

    Lagoa Central

    Sem dúvidas, a Lagoa Central é um dos espaços mais convidativos para a prática de esportes, assim como outras atividades de lazer. No local, turistas e moradores da região passam o dia respirando ar fresco. Geralmente, nos sábados e domingos a lagoa fica lotada de pessoas, seja caminhando, pedalando, correndo ou apenas conversando.

    Os restaurantes do entorno são um ponto de encontro para saborear um bom prato da gastronomia local. No entanto, o belo pôr-do-sol rouba a cena contemplando o público com uma visão magnífica.

    Feira de Artesanato

    O melhor programa de domingo em Lagoa Santa é a feira de artesanato na orla da Lagoa Central. A encantadora “feirinha” reúne diversos expositores que oferecem inúmeros artigos domésticos, pinturas, roupas, objetos de decoração, bijuterias, trabalhos em madeiras, bambus e biscuit, bem como outros utensílios feitos a mão.

    Além disso, atrações musicais garantem o entretenimento para todos que circulam na orla, seja para saborear um delicioso doce mineiro nas quitandas ou fazer compras. Assim, pais levam seus filhos, casais passeiam de mãos dadas e grupos de amigos também se encontram por lá.

    Dessa forma, torna-se uma verdadeira confraternização, unindo as belezas naturais da cidade com o artesanato local, tornando a feirinha uma excelente opção de lazer para os moradores da região e visitantes de outros municípios.

    Gruta da Lapinha

    No Parque Estadual do Sumidouro está localizada a Gruta da Lapinha, sendo uma área de proteção ambiental. Considerada uma das sete maravilhas da Estrada Real, é constituída por cortinas denominadas candelabros que contemplam seus 511 metros de extensão.

    Os salões que compõem a gruta contam com um sistema de iluminação artificial. Assim, as trilhas e circuitos nas formações rochosas são bem aproveitados pelos visitantes. A gruta foi remodelada para atender melhor o público. Assim, as mudanças tornaram o local mais aprazível.

    Conclusão sobre a História e Pontos Turísticos de Lagoa Santa

    Por fim, Lagoa Santa é uma cidade encantadora, sendo uma ótima opção para se viver. Os moradores da região são receptivos e fraternos. Então, quem está à procura de uma cidade tranquila para morar em Minas Gerais não pode deixar de conhecer Lagoa Santa.  Certamente haverá um imóvel que atenda as suas expectativas, combinando com seu estilo de vida.

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos e aproveite também para conhecer alguns imóveis disponíveis próximos a região de Lagoa Santa.

    Encontre seu imóvel:

    L&Q Imóveis

    Av. Academico Nilo Figueiredo nº 1800 Sala 01 - Bela Vista, Lagoa Santa / MG.

    Ver mapa de localização

    Aplicativo

    Fale conosco

  • (31) 3681-9664
  • (31) 99816-9664
  • © Copyright 2018 - Todos os Direitos reservados.