Guia da Cidade: O que fazer em Lagoa Santa MG - Curiosidades

Blog

Guia da Cidade: O que fazer em Lagoa Santa MG

  • 27 de setembro de 2019
  • Brenopessoa
  • Se você ainda não conhece o município de Lagoa Santa então precisa conhecer! Essa bela cidade mineira da região metropolitana de Belo Horizonte fica próxima ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) e  atrai muitos turistas justamente porque oferece diversas atrações para toda a família. 

    Além disso, é composta de belezas naturais que formam sua exuberante paisagem, formada por planaltos, bem como relevos acentuados. Atualmente, vivem na cidade cerca de 60 mil pessoas, sendo que a região fica a 35km da capital do estado de Minas Gerais, ou seja, 45 minutos de carro.

    Esta proximidade com o Aeroporto de Confins e a cidade de Belo Horizonte, também é um grande motivo sobre porque investir ou morar na cidade pode ser uma grande ideia. 

    Como chegar à cidade?

    Você não terá muita dificuldade para chegar a Lagoa Santa. Por exemplo, pessoas de outros estados chegam à cidade através do Aeroporto Internacional de Confins, sendo que o deslocamento até Lagoa Santa, não passa de 20 minutos de carro. O percurso é de apenas 15km. 

    Além disso, há também transporte coletivo para facilitar a chegada de visitantes.

    Mas, quem vem de cidades vizinhas, como Vespasiano, Pedro Leopoldo, ou está apenas passando pela região, o ideal é usar a MG-010 ou a Avenida Acadêmico Nilo Figueiredo. Assim, dentro de 20 minutos chegará a Lagoa Santa.

    Lembrando que a cidade conta com uma central de atendimento ao turista no distrito da Lapinha. Dessa forma, você poderá receber todas as informações necessárias para ter uma boa estadia na cidade.  

    Onde comer em Lagoa Santa?

    A culinária da cidade é irresistível, bem como toda a gastronomia de Minas Gerais. Algumas opções são: feijão tropeiro, frango com quiabo e o famoso pão de queijo. Em Lagoa santa você encontrará ótimos restaurantes, bares e lanchonetes para fazer uma boa refeição principalmente na orla da Lagoa Central.

    O que fazer em Lagoa Santa?

    Há diversas opções de lazer em Lagoa Santa. Entre os meses de dezembro e janeiro ocorre um evento cultural muito conhecido em todo o Brasil, a Folia de Reis. Essa festa alegre, repleta de cores e diversão atrai muitos viajantes, bem como a população local.  

    No carnaval, em fevereiro, tem as cantigas e danças do Boi da Manta, que sai pelas ruas animando as pessoas. Já em maio e junho, ocasião das festas juninas, tem o Festejo do Divino. Além desses dois eventos, há outros pontos turísticos que agradam muito os turistas, bem como a população em geral de Lagoa Santa. Confira alguns deles!

    Gruta da Lapinha

    A Gruta da Lapinha é com certeza o local mais visitado da cidade. Isso porque exibe paisagens naturais encantadoras, um verdadeiro patrimônio cultural da humanidade. A gruta formada por calcário é composta de salões com iluminação artificial e cavernas com pinturas rupestres. 

    Lagoa Central

    A Lagoa Central cabe bem em um cartão postal da cidade, já que é um lugar incrível que enche os olhos de qualquer pessoa. 

    Portanto, é uma parada obrigatória em Lagoa Santa. Na orla da Lagoa Central há passeios ciclísticos, caminhadas, corridas e a prática de diversos esportes. Sem falar na visão do pôr-do-sol, que é fantástica. 

    Segundo uma lenda local, as águas da lagoa são curativas.

    Parque Estadual do Sumidouro

    Em 1980 foi criado o Parque Estadual do Sumidouro, sendo circundado por uma lagoa de 200 hectares. 

    Dentro do parque está a Gruta da Lapinha, já citada. No parque, é possível percorrer uma trilha bem acessível a pé, passando pela Gruta da Macumba, que é um pouco escura e transmite várias sensações aos turistas. 

    Além disso, subir morros e descer escadas torna o trajeto ainda mais divertido. Quem gosta de escalada pode praticar essa atividade com seu próprio equipamento.

    Museu Peter Lund

    Quem gosta de arte não pode deixar de visitar o Museu Peter Lund, que guarda uma boa parte da história de Lagoa Santa. Em formato que lembra castelos europeus, exibe fósseis vindos da Dinamarca, salas com mapas orientando sobre os Planos de Manejo do Parque e achados espeleológico. 

    O museu ainda conta com cafés e uma loja com produtos de ecoturismo. O local conta com mais de 6 mil peças, dentre fósseis humanos e instrumentos pré-históricos de cerâmica. 

    Uma boa dica é conhecer também a Casa Fernão Dias que apresenta a história das tropas do bandeirante Fernão Dias, que viveu na região por muitos anos em busca de pedras preciosas e ouro.

    Museu Arqueológico da Lapinha

    Se você gostaria de saber mais sobre paleontologia, precisa conhecer o Museu Arqueológico da Lapinha, fundado em 1972. Nesse local, os visitantes viajam no tempo tendo acesso a fósseis humanos milenares, bem como exemplares de animais em extinção.

    Igreja Nossa Senhora da Saúde

    No centro de Lagoa Santa é possível ver de longe uma grande estrutura de cimento armado, uma verdadeira obra de arte sacra. Estamos falando da Igreja Nossa Senhora da Saúde, uma construção belíssima, considerada uma das obras sacras mais belas do Brasil. A igreja recebe diariamente centenas de fiéis em busca de milagres.

    Venha conhecer Lagoa Santa

    Lagoa Santa é uma ótima cidade para conhecer e também para se viver. Quem se muda para a região tende a levar uma vida mais sossegada. 

    Além disso, o ar puro garante uma boa saúde. A cidade está em constante expansão, recebendo grandes empreendimentos. Portanto, comprar um imóvel em Lagoa Santa é um excelente investimento para toda a vida.

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos e aproveite também para conhecer alguns imóveis disponíveis próximos a região de Lagoa Santa.

     

    Encontre seu imóvel:

    L&Q Imóveis

    Av. Academico Nilo Figueiredo nº 1800 Sala 01 - Bela Vista, Lagoa Santa / MG.

    Ver mapa de localização

    Aplicativo

    Fale conosco

  • (31) 3681-9664
  • (31) 99816-9664
  • © Copyright 2018 - Todos os Direitos reservados.