Blog

Decoração Provençal – Dicas para ambientes inspiradores

  • 5 de março de 2021
  • Brenopessoa
  • Decoração Provençal

    Se você gosta de um estilo romântico e suave para a decoração do seu lar, com certeza a decoração provençal vai te agradar e para saber mais sobre o que é decoração provençal e pegar várias referências para deixar o seu lar ainda mais bonito e aconchegante, acompanhe o nosso artigo até o final.

    O que é decoração provençal?

    O estilo provençal começou no século XVI e tem origem na Provença, uma região do sul da França. Era bem comum encontrar a decoração provençal na casa de camponeses que desejavam um estilo de decoração igual a dos nobres. Este tipo de decoração possui um estilo bem romântico, com tons claros e estampas delicadas.

    O estilo provençal é procurado por quem quer colocar um toque delicado, suave e romântico na decoração e muitas vezes utiliza cores em tom pastel, estampas florais e modelos de móveis provençal rústico.

    Quarto provençal

    O quarto provençal sempre possui uma decoração bem romântica e charmosa. Para o quarto provençal feminino procure usar uma estampa floral que remete ao campo, pode ser no papel de parede, na cortina ou na roupa de cama. Os móveis com estilo mais delicado e contornos charmosos também ganham destaque no quarto provençal.

    Outro detalhe que pode ser muito charmoso para a decoração de quarto provençal feminino é utilizar uma penteadeira. Você pode optar por um modelo de penteadeira com design romântico e bem claro ou se preferir escolha uma no estilo de móveis provençal rústico para dar um toque rudimentar na decoração do quarto provençal.

    Veja Também: Lindas casas em condomínio fechado de Lagoa Santa

    O quarto de casal também pode receber uma boa decoração, porém, se você não quiser deixa-lo tão feminino, opte por um papel de parede com cores claras e delicadas, mas que ao invés de estampa floral tenha estampa listrada ou toile de jouy.

    Outra dica muito legal para o quarto de casal é mesclar os tons de madeira dos móveis provençal rústico e fazer a base do quarto em tons de branco e bege. Assim você consegue um quarto provençal bem aconchegante e que agrade aos dois.

    Cozinha provençal

    Algo muito presente na decoração da cozinha provençal são os armários de madeira pintados de branco para manter o ambiente bem clean e leve. Os toques delicados para dar o estilo provençal na cozinha fica por conta de detalhes decorativos como vasos de plantas, louças de porcelana, puxadores delicados entre outros.

    Porém, como nós já falamos, cores em tom pastel também são muito usadas neste tipo de decoração, por isso, se preferir os armários podem receber outras cores, mas que devem remeter ao estilo romântico e campestre da Provença, como na cozinha provençal decorada logo abaixo.

    A cozinha provençal também pode receber detalhes mais modernos na decoração para criar um mix de estilo e deixar a decoração um pouco mais atual. Pendentes, luminárias e detalhes em inox podem te ajudar a deixar a decoração de sua cozinha provençal um pouco mais moderna.

    Dicas para inserir o estilo provençal na decoração

    Como vocês viram, quando falamos de estilo provençal para decoração logo já nos vem um ambiente super delicado e com bastante toques femininos, porém, é possível inserir o estilo e fugir um pouco do excesso de romantismo e feminilidade que esse estilo possui.

    Uma das melhores formas de incrementar o estilo provençal, mas sem muitos toques femininos é através dos móveis provençal rústico.

    Uma coisa muito legal de utilizar os móveis provençal rústico é poder garimpar em antiquários, pode ter certeza que você conseguirá achar muita coisa legal nesses lugares e ainda vai economizar uma grana, além de poder reformar os móveis provençal rústico e ter uma peça exclusiva em sua casa.

    Flores também sempre marcam presença na neste tipo de decoração. Você pode utilizar arranjos de flores em vasos ou mesmo deixar as flores apenas nas estampas de papel de parede, almofadas, roupas de cama ou até mesmo na louça que usa na cozinha provençal.

    É muito importante saber escolher as cores na hora da decoração. Comumente o estilo provençal preza por tons claro,  por isso o branco geralmente é utilizado como base.

    Cores em tom pastel também deixam a decoração com estilo provençal mais delicada e feminina, por isso, esses tons são bem comuns nesse estilo de decoração.

    Os espelhos e lustres também fazem parte do estilo provençal, pois, esses itens faziam parte da decoração de palácios e davam o tom de nobreza e sofisticação para os ambientes decorados. O lustre pode ser utilizado em vários ambientes, mas fica especialmente bonito quando instalado sobre a cama no quarto provençal ou sobre a mesa de jantar.

    Para os espelhos é preciso saber escolher a moldura certa para trazer o estilo provençal à decoração. Os espelhos com molduras clássicas com certeza são os mais procurados por quem busca o estilo provençal e eles trazem sofisticação e beleza ao ambiente.

    Encontre seu imóvel:

    L&Q Imóveis

    Av. Academico Nilo Figueiredo nº 1800 Sala 01 - Bela Vista, Lagoa Santa / MG.

    Ver mapa de localização

    Aplicativo

    Fale conosco

    © Copyright 2018 - Todos os Direitos reservados.