Consulta FGTS: como usar para comprar um imóvel - Dicas

Blog

Consulta FGTS: como usar para comprar um imóvel

  • 3 de março de 2020
  • suporte
  • Consulta FGTS: como usar para comprar um imóvel

    A compra da casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Sem dúvida, deixar de pagar aluguel é o objetivo de muitas pessoas esse ano. Mas como conseguir isso? O que acha de fazer uma consulta FGTS? Assim poderá encontrar uma resposta.  Estamos falando do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, já pensou em usá-lo para comprar um imóvel?

    Antes demais nada, saiba que esse ano será de retomada do mercado imobiliário. Isso porque ocorreu a ampliação do financiamento de imóveis pelo FGTS. Além disso, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), e a inflação controlada estão favorecendo a compra da casa própria. Outra boa notícia é a baixa taxa de juros.

    De acordo com pesquisas, até 2021, cerca de R$ 50 bilhões vindos do FGTS serão destinados ao financiamento habitacional. Sem dúvida, os brasileiros estão vendo no fundo de garantia a solução para o problema da casa própria.

    Faça sua consulta FGTS

    Então, está pensando na possibilidade de usar seu FGTS para comprar uma casa ou apartamento. Essa é uma ótima ideia! Mas muitas pessoas não sabem consultar FGTS pelo CPF e nem ao menos como sacar o FGTS.

    Neste artigo vamos explicar como fazer isso. No entanto, é importante ter atenção às regras da Caixa Econômica Federal. Saiba que há certos critérios que devem ser atendidos pelo comprador. Portanto, ao cumprir essa etapa, o valor é liberado.

    Você pode fazer a consulta FGTS pelo site, siga os seguintes passos:

    – No seu computador, digite no navegador da internet o site do FGTS.

    – Abrirá uma tela solicitando que você cadastre uma senha para consultar FGTS pelo CPF.

    – Estando de acordo com o regulamento, clique em “Aceito” para fazer a consulta FGTS.

    – Nessa etapa, seus dados pessoais devem ser inseridos em um formulário.

    – A senha criada deve ter no mínimo 8 dígitos. Em seguida, clique em “confirmar”.

    – Por fim, receberá uma mensagem de confirmação do cadastro.

    Logo depois, você já poderá fazer a consulta FGTS para saber o valor disponível para saque. Então, preencha o campo que solicita o número do seu PIS, inclua a senha criada e clique em “OK”.

    Conheça a taxa de juros

    Primeiramente, é preciso saber que há uma taxa de juros sobre o preço do imóvel. Você precisa entender como funciona essa cotação ao longo dos anos. Então, se o valor total do financiamento for maior do que o valor somado das parcelas do aluguel, talvez não seja o momento de usar seu FGTS.

    Depois da consulta FGTS, você pode utilizá-lo? 

    Você é um funcionário em regime celetista? Isso quer dizer, trabalha com carteira assinada, com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)? Se a resposta for sim, então você está recebendo mensalmente seu fundo de garantia, que está vinculado ao seu CPF na Caixa Econômica Federal. Por isso você pode consultar FGTS pelo CPF e até mesmo utilizá-lo.

    Como sacar FGTS para comprar um imóvel?

    A Caixa libera o valor do FGTS nos seguintes casos:

    1 – Para investir em um financiamento habitacional, pagamento total ou construção de um imóvel.
    2 – Para liquidar ou amortizar o saldo devedor. Além disso, pode ser liberado para quitar uma dívida realizada para a compra de uma casa (empréstimo).
    3 – Para o pagamento de uma parte das parcelas do imóvel.

    Pré-requisitos para uso do FGTS

    – 3 anos de registro em carteira, tendo recebido o FGTS.
    – Não ter pendências no Sistema Financeiro de Habitação.
    – Não ter nenhuma propriedade residencial urbana em seu nome, o usufruto também não é permitido ou ser promissário no local onde reside.

    Para o dinheiro ser liberado, como deve ser o imóvel?

    – Imóvel em território nacional no valor máximo de R$ 1,5 milhão.
    – Em caso de construção, o terreno deve estar em nome da pessoa que sacar o FGTS.
    – O imóvel se destina a moradia, por isso deve ser urbano.

    Antes da liberação do dinheiro, a Caixa Econômica Federal avalia o imóvel. Dessa forma, atesta as condições de habitação. Além disso, verifica as estruturas de construção.

    Documentação do imóvel:

    – O imóvel deve estar devidamente registrado no Registro de Imóveis e não deve ter nada impedindo sua venda.

    – Caso já tenha usado o FGTS alguma vez, na compra de um terreno ou construção de uma casa, é preciso esperar pelo menos três anos para usar de novo.

    Como sacar o FGTS: FGTS saldo, FGTS extrato

    Antes de mais nada, para realizar o saque é preciso consultar o FGTS saldo. Em seguida, reúna seu RG, FGTS extrato, certidão de casamento e declaração do Imposto de Renda.

    Em seguida, vá até a Caixa Econômica Federal mais próxima da sua casa e apresente a documentação para que verifiquem a possibilidade de uso do seu FGTS para a compra de um imóvel.

    Por fim, como você viu, há boas chances de você estar próximo da compra de sua casa própria. Aproveite nossas dicas e boa sorte!

    Encontre seu imóvel:

    L&Q Imóveis

    Av. Academico Nilo Figueiredo nº 1800 Sala 01 - Bela Vista, Lagoa Santa / MG.

    Ver mapa de localização

    Aplicativo

    Fale conosco

    © Copyright 2018 - Todos os Direitos reservados.