5 Melhores Cachoeiras para Conhecer na Serra do Cipó - Dicas

Blog

5 Melhores Cachoeiras para Conhecer na Serra do Cipó

  • 28 de janeiro de 2020
  • Brenopessoa
  • Cachoeira da Caverna - Serra do Cipó

    Você já deve saber que a Serra do Cipó/MG é linda! Sendo assim, listamos neste artigo 5 Melhores Cachoeiras para Conhecer na Serra do Cipó.

    Pessoas que desejam ter uma experiência inesquecível em regiões de belezas naturais sempre buscam conhecer novos destinos. Então, principalmente se você é esse tipo de turista, não pode deixar de visitar o Parque Nacional da Serra do Cipó, localizado a 100 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

    A Serra do Cipó oferece lazer e natureza intocada para os visitantes, sejam famílias ou aventureiros. A região é conhecida pelas cachoeiras, sendo que concentra o maior número de cachoeiras de todo o estado de Minas Gerais.

    Existem algumas que você não pode perder, já que garantem uma visão espetacular, além de belas fotos e um banho refrescante em dias quentes. Conheça agora 5 cachoeiras que encantam os turistas na Serra do Cipó.

     

    1 – Cachoeira do Tabuleiro

    Cachoeira do Tabuleiro - Conceição do Mato Dentro

    Cachoeira do Tabuleiro – Conceição do Mato Dentro

     

    Essa é a mais alta cachoeira de Minas Gerais, com 273 metros, localizada na cidade de Conceição do Mato Dentro. A Cachoeira do Tabuleiro é a terceira maior do Brasil. O local é aberto ao público, mas a circulação de pessoas é autorizada mediante boas condições climáticas.

    Para uma vista frontal da cachoeira, basta caminhar 700 metros em uma trilha. Assim, a visão será de apenas 1,2km de distância. Um local perfeito para fazer belas fotos.

     

    2 – Cachoeira da Serra Morena

    Cachoeira da Serra Morena - Serra do Cipó

    Cachoeira da Serra Morena – Serra do Cipó

     

    A Cachoeira da Serra Morena está localizada numa área particular de fácil acesso, sendo que a trilha de 1 km é tranquila até um trecho íngreme com certo nível de dificuldade. Porém, isso não impede a visitação, já que o objetivo dos turistas é conhecer duas belas cachoeiras. Além disso, no local há restaurante e estacionamento.

     

    3 – Cachoeira da Caverna

    Cachoeira da Caverna - Serra do Cipó

    Cachoeira da Caverna – Serra do Cipó

     

    Passando a cachoeira da Serra Morena, os turistas se deparam com a Cachoeira da Caverna, em meio à natureza exuberante, na qual é possível visualizar quedas de água cristalina, a cerca de 15 km do centro da Serra do Cipó. No local você pode fazer trilhas e se banhar nas águas com toda a segurança.

     

    4 – Cachoeira Grande

    Cachoeira Grande - Serra do Cipó

    Cachoeira Grande – Serra do Cipó

     

    Cachoeira Grande é um verdadeiro cartão postal da Serra do Cipó, localizada entre Santana do Riacho e Jaboticatubas. Os visitantes que buscam momentos de descanso junto à natureza encontram total sossego na região.

    A visão das quedas d’água impressiona os turistas, já que são 10 metros de altura e 60 metros de extensão. A facilidade de acesso favorece a visita de crianças e idosos.

    VEJA ALGUNS IMÓVEIS A VENDA EM JABOTICATUBAS

     

    5 – Cachoeira do Bicame – Serra do Cipó

    Cachoeira do Bicame - Santana do Riacho

    Cachoeira do Bicame – Santana do Riacho

     

    A Cachoeira do Bicame está localizada dentro de uma área particular, portanto,  a visitação é limitada a 30 pessoas por dia. Composta pelo Rio de Pedras, após uma caminhada longa em meio à natureza exuberante, é possível avistar as imponentes queda d’água da Cachoeira do Bicame.

    Hospedagem e passeios na Serra do Cipó

    A Serra do Cipó é um excelente destino para viajantes nacionais e internacionais. Além das cachoeiras, existem grandes vales e desfiladeiros dentro do perímetro do Parque Nacional. Se você gosta de trilhas, saiba que há diversos caminhos seguros para você percorrer admirando as maravilhas da natureza.

    Desde a colocação de asfalto entre a capital e a Serra, as visitas a região se multiplicaram. Com essa melhoria, também mudou o perfil dos visitantes e das acomodações. Nos últimos anos, a região foi transformada, oferecendo melhor infraestrutura aos turistas.

    Na década de 1990, o destino era conhecido entre aventureiros, mochileiros e alpinistas como o paraíso secreto do sertão brasileiro. Atualmente, a Serra do Cipó é o local mais visitado por pessoas que buscam momentos de lazer.

    Até mesmo moradores de Belo Horizonte e de outras partes do estado costumam visitar a serra nos finais de semana e feriados prolongados. O visitante pode escolher entre casas de férias, pousadas e spas de luxo. As pousadas fora da vila são ideais para aventureiros, amantes da natureza e fãs de esportes radicais.

    A região oferece pousadas cinco estrelas, áreas de camping, fazendas com acomodações e casas para festas. Algumas pousadas ainda têm piscinas naturais, piscinas de hidromassagem, sauna e piscina térmica no inverno. Outra opção é se hospedar em fazendas que oferecem quartos e servem comida.

    O que fazer na Serra do Cipó?

    A principal atração é a natureza e a variedade de cachoeiras, além das centenas de espécie de plantas, aves exóticas e animais ameaçados de extinção como o lobo-guará, tamanduá-bandeira e onça-pintada. Além disso, a região também oferece muitas experiências culturais.

    Mais ao norte, a Estrada Real passa pelas cidades históricas de Serro e Diamantina. Essas localidades são conhecidas por produzirem doces, queijos e cachaças.

    Existem 4 grupos principais de montanhas dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó: Serra da Cabeça do Boi, Serra Alto do Palácio, Travessão, Palace, Serra da Lagoa Dourada e Serra da Moreninha.

    Portanto, muitos picos não têm nome e são desconhecidos porque a área é muito distante de qualquer cidade ou vila.

    Então é isto ai, agora você já sabe quais são as 5 melhores cachoeiras para se conhecer na Serra do Cipó.

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos e aproveite também para ler este outro artigo que fala sobre “A cidade de Jaboticatubas e seus principais pontos turístico“.

    Ou se estiver em Busca de algum Imóvel próximo a Serra do Cipó, seja para morar ou investir, então veja estas opções que separamos clicando no link abaixo:

     

    IMÓVEIS A VENDA A POUCOS KM DA SERRA DO CIPÓ

     

    Encontre seu imóvel:

    L&Q Imóveis

    Av. Academico Nilo Figueiredo nº 1800 Sala 01 - Bela Vista, Lagoa Santa / MG.

    Ver mapa de localização

    Aplicativo

    Fale conosco

    © Copyright 2018 - Todos os Direitos reservados.