12 perguntas a se fazer antes de comprar um imóvel - LQ Imóveis

Blog

12 perguntas a se fazer antes de comprar um imóvel

  • 19 de agosto de 2019
  • Brenopessoa
  • Comprar um imóvel é uma decisão muito importante. Por isso, contar com a ajuda de um corretor é essencial para que a aquisição atenda suas expectativas. Antes de decidir realizar a compra, saiba que você deve fazer as perguntas certas ao corretor. Isso pode fazer a diferença entre comprar um imóvel dos seus sonhos ou ganhar uma “dor de cabeça”.

    Confira agora 12 perguntas a se fazer ao corretor na hora antes de comprar um imóvel

    1 – Por que o proprietário está vendendo?

    O corretor talvez não saiba exatamente a resposta, mas pode sugerir as circunstâncias, já que o dono do imóvel deve ter informado de antemão. Por exemplo: você pode descobrir que o dono está desesperado para vender, talvez porque pretenda se mudar para o exterior, e assim aceitaria um preço menor.

    2 – O que exatamente está incluído na venda?

    O galpão nos fundos ou o jardim de inverno estão incluídos? Onde fica exatamente o limite do terreno? Certifique-se de ver tudo o que você está recebendo. 

    3 – Há quanto tempo o imóvel está à venda?

    Se a casa estiver à venda há muito tempo, pergunte ao corretor por que ele acha que está difícil vender. Existem problemas que outras pessoas perceberam e você não? É muito caro? Quando um imóvel está um longo tempo no mercado pode significar que o vendedor aceitaria um preço menor.

    4 – Há quanto tempo os proprietários moram lá?

    Se eles estão saindo depois de um curto período, é importante descobrir o porquê. Eles têm vizinhos barulhentos? A região tem problemas de segurança, o comércio é distante?

    5 – A propriedade já teve outros donos?

    Você deve estar alerta para problemas sérios caso a propriedade tenha mudado de mãos com frequência. Portanto, descubra por que os proprietários anteriores se mudaram. Talvez seja melhor até contatá-los para perguntar por que eles deixaram o imóvel.

    6 – Como o preço do imóvel foi definido?

    Um bom corretor fornecerá suas justificativas para o preço pedido. Assim, você poderá julgar. Ou, se tiver sorte, o corretor pode dizer que acha que o vendedor está supervalorizando a casa. Você deve, em qualquer caso, visitar outras casas para venda nas redondezas, para ter uma ideia do valor da venda de outros imóveis na área. 

    7 – Qual é o preço mínimo que o proprietário aceitaria?

    Às vezes, é uma boa ideia pechinchar. Então, por que não perguntar qual é o valor mínimo que o proprietário aceitaria. Além disso, se o valor definido é negociável. Assim, realizando uma boa negociação, você poderá economizar dinheiro. Os corretores lhe darão uma indicação se é do seu interesse vender mesmo que seja por um preço mais baixo, porque se eles não venderem, não são pagos.

    8 – Quais ofertas eles tiveram até agora?

    O corretor provavelmente dirá se houve outras ofertas, mas não os valores. Mas, como citamos, eles têm um grande incentivo para negociar o preço, então podem dar algumas dicas. Se você souber mais sobre as outras ofertas, obviamente fica mais fácil saber o que você deve oferecer. 

    9 – Quando os proprietários sairão do imóvel?

    Os proprietários já encontraram outra casa? Caso já estejam morando em outro lugar, podem estar dispostos a vender o mais rápido possível. Do contrário, se você tiver que esperar até que eles encontrem outro imóvel, isso aumenta a incerteza, com todos os riscos associados.

    10 – Você pode falar diretamente com os proprietários?

    Geralmente os corretores não gostam disso. Mas eles não podem impedi-lo de falar com os proprietários, o que pode ser a melhor coisa a se fazer.  Ao contrário do corretor, eles não podem fingir não saber por que colocaram o imóvel à venda.  Também podem dar-lhe uma visão melhor da casa. Portanto, pergunte sobre os melhores e os piores pontos.

    11 – Qual a posição do imóvel em relação ao sol?

    Algumas pessoas podem gostar do sol refletindo no quarto logo pela manhã, mas outras não. Portanto, é importante saber a posição do imóvel em relação ao sol e os horários em que há mais radiação. Pense nos cômodos que você mais usará.

    12 – Alguma obra importante foi realizada?

    Em caso afirmativo, você pode dar uma olhada no planejamento da construção e nas alterações que foram feitas. Seria péssimo descobrir que o imóvel dos seus sonhos está com a estrutura comprometida e você terá que realizar uma grande obra para resolver o problema.

    Outras perguntas que você pode fazer são as seguintes:

    – Qual o valor do imposto do imóvel. Além disso, em caso de apartamento, qual o valor do condomínio. Há outras despesas?

    – Quantos anos têm a propriedade? Requer alguma manutenção?

    – Você pode testar as torneiras?

    – Algum dos quartos foi redecorado recentemente? Se sim, por quê?

    – Como são os vizinhos?

    Então é isto! Agora você já sabe quais são as principais perguntas a se fazer na hora de comprar um novo imóvel, caso tenha interesse, confira outras dicas relacionadas ao mercado imobiliário.

    Fale agora mesmo com um consultor através do WhatsApp clicando aqui.

    Aproveite também para comentar e compartilhar com seus amigos.

    Encontre seu imóvel:

    L&Q Imóveis

    Av. Academico Nilo Figueiredo nº 1800 Sala 01 - Bela Vista, Lagoa Santa / MG.

    Ver mapa de localização

    Aplicativo

    Fale conosco

  • (31) 3681-9664
  • (31) 99816-9664
  • © Copyright 2018 - Todos os Direitos reservados.